18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Hoje é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade.
As crianças, devido ao seu estágio
de desenvolvimento, não
são capazes de entender o contato ou resistir a
ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor.
Adolescentes sentem culpa e vergonha de denunciar, por isso é muito importante haver dialogo sobre o assunto em casa e na escola, na sociedade em geral. A vítima nunca tem culpa!
TODO DIA É DIA DE COMBATE AO ABUSO!
A constituição assegura a proteção integral de crianças e adolescentes, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente. Portanto, não tenha medo de denunciar.
As conselheiras tutelares, Angelita, Aline, Ana Paula e Franciane, reuniram essas informações para maior conhecimento sobre o assunto e se colocam à disposição sempre, para qualquer dúvida e orientação.(Fonte: Child Fund Brasil – Fundo para Crianças e MPSC – Ministério Público de Santa Catarina)
Telefone: 47 3359 1489
Plantão: 47 98498 9776
Rua Luiz Vicentini, 99 – Centro – Botuverá – SC