Noticias

Escolas de Botuverá receberão projetos educacionais especiais

Unidades terão Ensino Integral, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e aulas de reforço

A Prefeitura de Botuverá, por meio da Secretaria de Educação, está inserindo novos serviços na Escola Maria Luiza da Silva Dias, no bairro Ribeirão do Ouro, e na Escola Municipal de Pedras Grandes (Inês Gianesini Merizio), no bairro Pedras Grandes. As unidades vão receber, a partir desta semana, três projetos pedagógicos para auxiliar no desenvolvimento escolar. Serão incluídos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ensino Integral e aulas de reforço.

“Estes projetos que estamos desenvolvendo a implantação buscam aprimorar os serviços de apoio aos estudantes. As iniciativas trazem oportunidades integrais de auxílio e apoio, não apenas para alunos com necessidade específicas, mas para todos”, destaca a secretária de Educação de Botuverá, Solange Zancanaro.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como objetivo incluir alunos com necessidades específicas. O atendimento busca identificar as necessidades educacionais dos alunos para elaborar um planejamento específico que permita adaptar materiais escolares. O AEE é destinado a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Também será implementado um modelo de ensino integral em ambas as escolas. O modelo prevê mais horas de aula por dia, além de atividades extracurriculares. O objetivo é formar alunos competentes, autônomos e solidários. A extensão ocorrerá nas terças, quartas e quintas-feiras.

O terceiro programa desenvolvido é a sala de apoio pedagógico para recomposição de aprendizagem. Esta ação busca suprir e amenizar a defasagem da sala de aula, assim como reforçar os ensinamentos. O período de participação do estudante neste projeto varia de acordo com a necessidade.