Nota de Esclarecimento
A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUVERÁ vem manifestar o seu repúdio em decorrência das declarações acerca da apreensão de animais domésticos de suposta “cuidadora de animais”.
Esclarecemos que a suposta “cuidadora de animais” foi condenada em Ação Civil Pública (n.º 0901093-67.2018.8.24.0011), proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA, por maus tratos aos animais, onde a PREFEITURA DE BOTUVERÁ, justamente por ter tentado auxiliar a ré desde o ano de 2013, de todas as formas possíveis, foi condenada a providenciar a retirada, tratamento, castração e doação de todos os animais sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1.000,00.
O vídeo que circula nas redes sociais flagra momento em que alguns poucos animais foram presos por alguns minutos em uma cerca enquanto se fazia a manutenção das suas respectivas “casinhas” em canil construído tão somente para este fim.
As declarações de que estariam no sol, chuva, sem comida, etc… não coadunam com a verdade, bem como não reflete a realidade as alegações de que os animais estavam em melhores condições na residência da ré que foi condenada por maus tratos aos animais.
Por fim, esclarecemos que o MUNICÍPIO DE BOTUVERÁ não possui canil municipal, não recolhe animais abandonados, não possui estrutura e nem pretensão de apreender os animais de quem quer que seja, sendo que os animais apreendidos por determinação judicial estão sendo bem tratados, acompanhados por veterinário diariamente, serão castrados e colocados para adoção com a maior brevidade possível.
MUNICÍPIO DE BOTUVERÁ